eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

Sêmen - do poeta Wilbett Oliveira




Título: Sêmen
Autor: Oliveira, Wilbett Rodrigues

Sêmen é mais uma obra que nasceu exclusivamente das mãos de Wilbett. O segundo trabalho que leio, e um degrau mais de respeito que dedico à sabedoria com que o poeta desenha suas palavras. Sêmen ou versos entretecidos ou um só poema, sabiamente nomeado em três vicissitudes, é um livro de poemas - ou versos - ou um poema único. É uma obra que nos convida a experimentar.
Porém, indago: Qual o significado do verbo “experimentar” que nos remeta a outro sentido, longe daquele que nos impacta ao gosto e sabor, na concepção do poeta – ou – do leitor que interpreta seus versos?
“Experimentar” em sua definição mais profunda, entre fartura e carência, sentimentos e apatias, o denotativo e o conotativo, o paradoxo do tempo: O antes e o depois, os segundos e os anos, a presença de um instante. Perder-se até encontrar-se, ou, ao contrario.

Ir à deriva das coisas
que sucumbem:
as coisas que se farta
o fardo mesmo de existir

Sêmen é um convite imperativo: Renasça, recomece, reinvente-se, sinta, ouse. Experimente o (in)experimentado!
Na diferença do mínimo à semelhança do múltiplo, o poeta grita silenciosamente em seus versos, como antes o fez, sangrando-os. Ele desvenda a larva do silêncio e escuta o silêncio do mundo, no intuito de desvendar os segredos deste, e, convida-nos a fazer o mesmo.
Desacorrentar-se de fraquezas – o calcanhar de Alquiles - e propor-se um desafio além, ou, vários. Lançar-se em uma aventura quixotesca, de um Quixote sem chances, um Lancelot errante, em uma (neo)metafísica silenciosa. Um brinde a coragem!

Volver-se para dentro,
Para o ventre fuga intestinal
Acolher-se em si mesmo
Ver-se por dentro
Ser o próprio ventre

A essência do nosso “eu”, o “eu” essencial. A criação de um homem perfeito – do sêmen perfeito – e o surgimento de um novo engenho: O perfeito novo mundo. Sermos pedra e aço, anjo e deus, escravo e senhor, doença e cura. Sentir! No silêncio da palavra, desler a palavra no silêncio profundo.

Ser liame
Consistir-se em instantes
Consumir-se em nomes
E numes em números
Em nomos em números
Em nomes

Navegar no rio das paixões, conhecer-se e aventurar-se. Amar e propagar o amor até desvendar o sentido da vida. Lançar-se na água: Sêmen do mesmo rio!

Exaltar o que dimana das cores
E que emana das flores
O que irmana nas dores

O poeta Wilbett Oliveira é o mestre dos versos tocantes. Tão sabiamente conduzidos, que quase os podemos sentir, tocar... Por pouco, escutar a canção que imana deles. Os poemas de Sêmen dizem bastante com pouco, mas ordenam implicitamente a interpretação do leitor. O poeta é um sábio, o malabarista das palavras, um trovador que nos faz reflexionar e vasculhar o fundo do âmago, nosso próprio “eu”.
Sêmen: Ruptura da construção de estalões. Um olhar pela janela. Uma nova visão.

esparramar sóis
por uma madrugada cinzenta
à espera de vagalumes

perceber que o mundo é muito vasto
pra ter sentido de uma janela
preferir o que inquieta
ao que se acostuma
e não se acha
Um estilo único, o mesmo que encontrei em gris, numa certa ocasião. Sêmen, além de contar com esse estilo ousado, marca do escritor, proporciona o encontro com uma nova mensagem, ou, convite, ou ainda, desafio.
Uma convocação à placidez, um apelo a viver a vida, a chamada para baixar armas e semear a paz. Um grão, uma semente, uma gota de lucidez. Sêmen! Um verso único! Um convite a experimentar!

Blog do poeta Wilbett Oliveira
Para saber mais, ou, comprar as obras do escritor, acessem:  Aqui!!!

Kommentare:

  1. Adorei a dica. Sabe visito muito esse blog, no entanto nunca tinha deixado comentários. Aqui é muito bom

    AntwortenLöschen
  2. Oi Geyme
    tanto tempo sem vir te visitar , estou fora do Rio, precisamente em Vitória,no Esp.Santo nao tanto a passeio mas a negócios , e aproveitando claro pra sair da rotina.
    Boa dica , quem sabe encontro por aqui( anotei na agenda pra procurar).
    o título estimula ,pelo seu resumo é do meu estilo rs
    abraços e obrigada pela partilha

    AntwortenLöschen
  3. Gostei muito da dica e gostaria de saber onde e como encontrar o livro, espero que possa informar os detalhes.
    Entrarei no blog do autor e verei se essa dica de como encontar um exemplar está lá.
    Abraço

    AntwortenLöschen
  4. Nossa amiga esse livro parece ser demais, super intenso, nos propondo o ousar, o experimentar, enfim o ser livre... e isso é comigo mesmo!rs. E vc tem razão é difícil demais comentar poesia! Até para mim que sempre escrevo poemas é difícil... algumas vezes entro em alguns blogs de poemas e não sei o que dizer pq sinceramente não entendo o que o poeta quis dizer! Por isso mesmo eu não fico chateada de receber comentário lá no melodia em versos como adorei, ou lindo( só ficando puta mesmo quando a pessoa nem diz nada, só entra lá e me convida a visitar o seu blog, como se o meu nem existisse e ela não tivesse entrado nele!), apesar de gostar muito mais é claro dos comentários que tem algum conteúdo mais expressivo, mesmo quando percebo que a pessoa não entendeu o que eu quis passar, até pq né, é aquela coisa, mesmo eu achando que eu escrevo de uma forma bastante simples ( perto de várias pessoas que escrevem poemas ) ainda assim o entendimento de qualquer poesia é muito mais complexo do que de um texto objetivo e ao mesmo tempo também pela sua subjetividade, abre espaço para diversas interpretações! E nossa, muito chique vc hein, rs, fazendo prefácios de livros assim! Eu tenho uma amiga escritora, bom demais isso ( e ainda quero ler seus romances ). Só mais uma coisa amiga: não esquenta não quanto a demorar para responder meus comentários ou passar lá no melodia em versos... vc tem que dar mesmo prioridade para o seu terceiro livro, assim como eu preciso dar prioridade para o piano também né... então eu comprendo e fico feliz que apesar da correria vc me visite e deixe os seus comentários tão valiosos para mim... e pode ser que eu também ás vezes demore para passar no Boutique de Ideias pq as coisas muitas vezes também "pegam" para mim aqui, mas sempre virei aqui de qualquer forma, pq gostei muito do seu cantinho e preso muito a amizade que estamos construindo. Beijos e um ótimo final de semana para vc!

    AntwortenLöschen
  5. Geyme que casualidad justo hoy en mi blog escribi un poema para la película "Melancholia".

    :)

    AntwortenLöschen

1. Está vetado o linguajar muito sacana ou ofensivo - salvo exceções bem aceitas, do tipo: xingar o próximo (isso pode!).

2. Se quiser delirar, procure a torcida do flamengo, pois de sacana aqui já basto eu!

3. A gerência de marte agradece a compreensão!

Boutique de Ideias

E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!