eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

Resenha de "Arcanjo Isabelito Salustiano e outras crônicas" By José Cláudio Adão





Título: "Arcanjo Isabelito Salustiano e outras crônicas"
Autor: José Cláudio Adão
I.S.B.N.: 978-85-7893-876-5
Pág. 96
Se o ensaio: “A Vida do bebe – de 40 para frente”, já foi fabuloso (primeiro livro publicado por José Cláudio Adão), em: “Arcanjo Isabelito Salustiano e outras crônicas”, Cacá, nosso querido escritor mineiro, conseguiu se superar.



A obra aporta uma sabedoria fantástica através do Arcanjo Isabelito, o filosofo das ruas, o palpiteiro de bares e lares das ladeiras de Minas Gerais, o ego ou Alter ego do autor que aqui nos fala.
De uma forma hilariantemente bem humorada (espero não ter criado um pleonasmo com essa construção frasal), o autor não poupa sequer a si mesmo ao ironizar histórias e situações que viveu, estranhos vícios e manias que possui, amizades e trabalhos que teve, ao edificar analogias entre passado e presente, trazendo tudo aos dias de hoje: com suas diferenças e loucuras, seja no âmbito das novas profissões, relações, pessoas ou lugares, quanto na moda, tendências, supervalorização do fútil... Tudo é esmiuçado e reflexivo, mesmo as anedotas, ora sobre outros, ora sobre si próprio. O livro é o espelho de um Arcanjo bonachão, aquele que às vezes dá palpite e interfere, doa a quem doer, sinta quem tiver que sentir. Outras tantas, permanece quietinho, só observando e tirando suas conclusões para filosofar com o cotidiano e o leitor.
“A intenção é tão somente ajudar aqueles que acham que trocar de carro, de casamento, uma roupa nova, arranjar um emprego de servidor público, levar o cachorro no banco traseiro para passear, é toda felicidade existente no mundo.”
Arcanjo Isabelito Salustiano, pág. 12.
Há passagens magníficas em cada crônica, uma por uma, impossível não se identificar em algo ou associar alguém próximo. E aí está, a meu ver, a grande sacada e genialidade do artista: Tirar proveito das situações e desmembrá-las com um leve sarcasmo, conferidos por olhos de expectador que não perde nada, de forma lúcida, contemporânea, sem perder o humor jamais! Atributos inerentes ao otimismo desse filosofo espirituoso, desse autor que sabe exatamente o que quer dizer.
Quando comecei a ler o “Arcanjo Cacá Isabelito Salustiano”, peguei também papel e caneta para anotar trechos e pensamentos, tudo que pudesse gostar e considerar importante, (no intuito de, posteriormente, resenhá-lo melhor). E confesso não ter sido surpresa, quando me vi com mais de três folhas completamente preenchidas em mãos, com tantas e tantas considerações, ao final da leitura. Se tivesse marcado diretamente no livro, ele estaria todo rabiscado nesse momento. E se tivesse que digitar aqui, tudo que escrevi em meus papeis, acabaria contando o livro de cabo a rabo.
“Definitivamente não é para conquistar o macho que a fêmea bípede se produz. É para matar as outras fêmeas de inveja, provas às outras que é mais sedutora, mais bela. Não estou falando de ficar bonita apenas para se sentir bem, para manter a sociedade funcionando sem falatório desfavorável. Isso é o cotidiano, não conta.” (Como o Arcanjo descobriu isso, hein???)
O que Algumas Mulheres Pensam (Algumas!) - Arcanjo Isabelito Salustiano. Pág. 65
Dei boas risadas com as crônicas que li, (como o caso do irritante gerúndio nos atendimentos telefônicos, O sono Rom, Jargão...) Umas crônicas mais que as outras, principalmente as irônicas, que para quem já conhece o estilo do autor, não pode deixar de associá-lo e dizer: “Pow esse é o Cacá!”
Achei fantástica a confissão das bebedeiras, da gula, da timidez, da infância, das contradições e revelações que fugiram de um cidadão politicamente correto, ou, daquele tipo de escritor que discorre sobre si mesmo se vangloriando o tempo inteiro. Não! Pelo contrário! Ao contar como se deu o processo literato e seu amor pelas palavras ao longo dos últimos anos, ele o faz com muita propriedade e pés no chão, humildemente, sem deixar de mencionar os amigos, o carro com pão fresquinho que passava duas vezes pela frente de sua casa, o telefone negro, a vida de um homem comum do interior, a complexidade do português (idioma)... Na posição de um eterno aprendiz (conforme sua própria definição), brinda-nos com esse encontro de nós com nós mesmos!
Mensagens nas entrelinhas?:
“Já disseram que a preguiça é a mãe do progresso, já disseram que a ciência é o motor da evolução humana. Eu digo que a fofoca é um obstáculo ao desenvolvimento evolutivo da alma humana.”
Fofoca – Arcanjo Isabelito Salustiano. Pág. 59
Este é o primeiro livro de muitos que ainda deverá publicar de crônicas (disse ele).
Nós, seus leitores, já estamos ansiosos pelo repeteco! Arcanjo Isabelito deixou esse gostinho de quero mais, muito mais!!! É um livro que não dá pra parar de ler!

PS: Pergunta que não quer calar:
Será que em nenhum momento desses em que o autor refere se virar de ladinho para aliviar a dor de sua hérnia, ele não se aproveitou mesmo para soltar gases???
Arcanjo Isabelito Salustiano e outras crônicas: Mais, muito mais que recomendado!!!!

Para adquirir o seu através da editora, acesse:
ou, encomende através do e-mail


Sobre o autor: José Cláudio Adão (Cacá) é de Itabira, MG. Historiador, cronista, ensaísta e um eterno aprendiz, segundo sua própria definição. Publicou recentemente um ensaio (que alguns chamaram equivocadamente de auto-ajuda) com o título: A vida do bebê – segunda parte – de 40 para frente. Escrevedor nas horas vagas, cozinheiro de plantão. Ou o contrário.
Para saber mais, acessem o blog do autor: Uai, Mundo? O blog do Cacá

15 comentários:

  1. Geyme, OBRIGADO. EM MEU NOME E DO ARCANJO QUE ESTÁ AQUI TODO INCONTIDO, SE VIRANDO NA CADEIRA PRA LÁ E PRA CÁ, DE TANTA ALEGRIA. SEM DEIXAR ESCAPAR NADINHA. HAHAHAHA! VALEU MINHA COMPANHEIRA DE ESTRADA! UM ABRAÇO. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  2. Olá menina Geyme! Saudações Literárias...
    Estou lisongeado com sua visita.
    Também cai aqui e achei muito bem cuidado seu espaço.
    Parabéns!
    Sempre que eu puder voltarei para usufruir das postagens e da sua simpatia.
    ♥ Abraços de Luz.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua visita lá pelo meu INFINITO e fico ainda mais FELIZ que tua vida esteja a te correr bem.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. É claro que nós Cidreira ficamos muitos satisfeito com a sua constante presença no Blog do Lu Cidreira, não muito literato pois leio muitos assuntos principalmente sobre técnicas de fotografia e eletricidade e artes, mais mesmo assim acho seu blog uma boa arma para os leigos como eu faz com que lei-amos mais e mais outros tipos de assuntos.
    Obrigadooooooooooooooooooo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu de novo, fico com muito inveja quando vejo a sua imagem do perfil! Sempre quero beber um pouco dessa cerveja escura que sustenta na mão.

    ResponderExcluir
  6. @lucidreiraAi Lu, já faz uns dois meses que tirei essa foto e sempre me dá sede quando a vejo, hahaha
    É um prazer te-lo por aqui, viu!!;)

    ResponderExcluir
  7. @Cacá - José CláudioSalve, salve, grande Cacá!!! Amei demais seu livro, e digo que fiquei muito orgulhosa, tanto pelo seu talento quanto por nossa amizade!! Sucesso sempre (e vamos caminho à terceira publicacao!!)!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  8. @Fernando Antonio Pereira Oi Fernando!! Que supimpa te-lo por aqui!!! Volta sempre sim que sua visita é mega bem-vinda!! (Eu vou aparecer lá pelo seu cantinho com toda certeza)!!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Geyme!!

    Parabéns por mais uma excelente resenha!!! Indicação sua é sagrada, ( vc sempre dá um jeito de deixar a gente interessado no livro, não tem jeito!!). Fiquei curioso!
    Vou agorinha conhecer o blog do escritor!
    Beijo e valeu a dica!

    ResponderExcluir
  10. Hola, bello, íntimo blog,preciosas entradas,si te gusta la palabra infinita, te invito al mio,será un placer,es,
    http://ligerodeequipaje1875.blogspot.com/
    gracias, buen día, besos encadenados...

    ResponderExcluir
  11. Falar dos livros de Cacá é sempre legal.Tua resenha ficou DEZ e ele merece o carinho pois nos encanta sempre! beijos,tudo de bom e sucesso ao nosso Cacá! chica

    ResponderExcluir
  12. @don vito andolinaNo le gustária antes de indicarme su blog, conocer al mío? Iré con placer hasta su morada, cuando usted vuelva hasta acá y comente el articulo como todos aquí lo hicieron. Un abrazo!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, amiga!! É bem o tipo de leitura em que me amarro!!! Vou dar uma passadinha por lá pra prestigiar o autor! Excelente dica! Meu beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  14. @Geyme Mannes Amiga, somente para testar o aplicativo. Gostei, e quero SIM. Se tiver o link de onde o obteve, mande-o para mim, por favor. Beijão.

    ResponderExcluir
  15. @Assi Sales:i tá funcionando, 1,2,3 testando... hehehe

    ResponderExcluir

1. Está vetado o linguajar muito sacana ou ofensivo - salvo exceções bem aceitas, do tipo: xingar o próximo (isso pode!).

2. Se quiser delirar, procure a torcida do flamengo, pois de sacana aqui já basto eu!

3. A gerência de marte agradece a compreensão!

Boutique de Ideias

E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!