eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

Admirável mundo novo



Autor (es)
País
Assunto
Género
Lancamento

Eu não sou muito chegada em falar sobre livros velhos aqui no blog, embora eu os leia bastante... No entanto, tem um em especial (recém-lido) que gostaria de deixar um registro.
Faz mais de 15 anos que tenho “Admirável mundo novo” na estante da minha casa, e faz pelo menos uns 10 que cometi o sacrilégio de começar a lê-lo e abandoná-lo, sem nunca ter ultrapassado a página 20. Acho que fiquei marcada com a tentativa da primeira leitura, na idade porra louca, onde acreditei que essa obra seria um chute no saco, e ao invés de prazer, me traria um belo aborrecimento.
De tanto ouvir falar sobre o tal mundo novo de Huxley, e até mesmo ter presenteado meu marido com a obra (pois sabia que o conteúdo estava mais para a praia dele do que para minha), resolvi encará-la, e dessa vez, sem abandonos.
Confesso que as primeiras páginas são meio loucas, você não sabe sobre o que o autor está falando, em que tempo ou em que lugar do mundo ele nos coloca... Mas ultrapassadas essas “barreiras” iniciais, a obra toma fôlego e você quer muitooo descobrir (e até mesmo viver, nem que seja só um pouquinho) o tal “Admirável mundo novo”, desse autor emancipadíssimo ao seu tempo.
Pois bem...
Admirável mundo novo é um prognóstico pessimista do futuro, tendo como base a ridicularização da fé, do ser humano e da ciência. Por um lado a ciência (ultra moderna) e por outro, a vida humana como se conhece: Insanidade de um lado, demência do outro. O status “salutar” do individuo, tendo uma sociedade baseada na fé exagerada em um sistema ou em um deus (nesse caso: Ford) é um patamar impossível de ser atingido. Estamos tão propensos à loucura, quanto a envelhecer e morrer. A alienação do ser humano é diagnosticada, como caminho, meio e fim.
“A sanidade é fenômeno raríssimo!”
No futuro prenunciado da obra, a máquina deixa de servir ao homem e o homem passa a servir à máquina em um sistema de escravidão alienada.
O homem, dividido em castas sociais (programado psicologicamente desde o nascimento para aceitar aquilo que é: inferior ou superior, inteligente ou estúpido...) não se debate contra a parede em nome de nenhuma ambição. Felizes! Sem nunca reclamarem ou lutarem por poder. Conformes! Os sentimentos e paixões estão controlados. Nesse ambiente estável de beleza e estereótipos, nada assusta tanto quanto a imagem de um  obeso. O obeso sim pode assombrar, intimidar e causar gargalhadas em uma multidão inteira (ele é "diferente").
O “selvagem” (não criado em laboratório), condenado a limitação de suas crenças e a fé na sanidade do ser humano, acaba atingindo sua própria demência. A insanidade por fim vence a loucura, ou ao contrário. Ao selvagem que se opõe ao sistema controlado, dois caminhos lhe são apresentados: A utopia ou NADA!

A obra foi escrita em 32, mas segue tão atual como se tivesse sido escrita ontem, ou ainda (acredito eu), amanhã!  É uma ficção absurdamente brilhante, excessiva, e ainda que para alguns pareça absurda, é ao mesmo tempo real. Identificação, profecias capazes de virem a realizar-se... Talvez não agora, de súbito, mas quem sabe em um futuro não tão longe, em algum “Brave New World”!
“De modo nenhum acalente sua má ação. Rolar na sujeira não é o melhor meio de se limpar”.
Aldous Huxley.


8 comentários:

  1. Oi Geyme!
    Eu quero muito, muito mesmo ler "Admirável Mundo Novo"! Estou namorando uma versão de bolso há eras e ainda não comprei! Gostei muito do seu texto, especialmente porque você comentou do tempo de abandono e como as primeiras páginas são confusas e depois a leitura amarra!


    Beijo!
    >> Nine
    "Estante da Nine"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder, leia, Nine. É um dos melhores livros que já li.

      Excluir
  2. Oi Geyme!!!!
    Esse livro é um clássico, né? Confesso que ele ficou na minha cachola um bom tempo, depois de ter terminado a leitura... Ainda bem que vc a levou adiante! Sua resenha ficou nota 10!
    Beijos, darling!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, Gey, colocando o livro nessas palavras, me deu uma puta vontade de lê-lo! Alienação, loucura... misturados com o "ridículo" de uma época futurística, me deixou super curiosa. Taí, esse vai para minha lista, na verdade, já deveria estar na "lista de lidos" faz tempo, haha

    Beijo grande, amore!

    ResponderExcluir
  4. Você daria uma boa jornalista comentarista, pois sabe enfatizar muito bem os conteúdos e expressões de uma publicação literária, veja como deixa todos nós com a vontade de ler esse livro! E como gosto de ficção eu irei caça-los nas livrarias e sebos da nossa Salvador,Bahia.
    Legal sua minuta de como incentivar uma leitura.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. nossa, faz tempo que quero ler... acho que esse foi o empurrãozinho que faltava...

    JOPZ

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Venho aqui exclusivamente para te convidar para participar do sorteio que estarei realizando juntamente com o blog Daily of Books, em comemoração ao 1º aninho desse super blog que é um grande parceiro dos novo autores nacionais.
    O sorteio acontecerá dia 15 de dezembro e valerá meu livro "Raptores 2" e os ebooks "Tempo Paralelo" e "Romances em Fragmentos" - tá muito fácil de concorrer ^^
    Acesse: http://patkovacs.blogspot.com.br/2012/11/promo-1-ano-do-blog-daily-of-books.html
    E boa sorte \o/

    ResponderExcluir
  7. Indispensável, junto com 1984 do George Orwell!

    ResponderExcluir

1. Está vetado o linguajar muito sacana ou ofensivo - salvo exceções bem aceitas, do tipo: xingar o próximo (isso pode!).

2. Se quiser delirar, procure a torcida do flamengo, pois de sacana aqui já basto eu!

3. A gerência de marte agradece a compreensão!

Boutique de Ideias

E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!